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Limpeza de Bicos Injetores

LIMPEZA DE BICOS INJETORES

Entenda quando solicitar esse serviço.

Em muitos casos, o serviço de limpeza nos bicos injetores são recomendados por profissionais, porém, fazê-lo preventivamente em veículos que não têm problemas de funcionamento é “uma simples forma de perder dinheiro”.

Em determinadas situações, esse serviço pode ser necessário e surtir bons resultados. O que não existe é limpeza preventiva desses componentes.

Caso ocorra uma restrição de fluxo de combustível pelos injetores, os sintomas percebidos pelo motorista são: falhas em aceleração, aumento do consumo de combustível, oscilações de rotação, incremento dos níveis de poluição e, em situação extrema, pode acender a lâmpada de diagnóstico no painel do veículo indicando falha no sistema de alimentação de combustível.

Também chamado de válvula injetora de combustível, o bico injetor é responsável por pulverizar o combustível de maneira estequiométrica na câmara de combustão. Isso é feito através de pulsos elétricos comandados pelo módulo de injeção (ECU).

MÉDIA DE VALORES

Produtos recomendados e mão de obra especializada.

Bicos Troca Reparo Filtro Combustível Valor
04 NÃO NÃO R$ 80,00
04 NÃO SIM R$ 105,00
04 SIM NÃO R$ 120,00
04 SIM SIM R$ 145,00

*Os valores médios citados acima podem variar de acordo com a marca, modelo e ano de fabricação do veículo. 

O serviço de limpeza de válvula de injeção, uma prática comum no mercado, que é realizada utilizando uma máquina de ultrassom, tem a função de desobstruir os orifícios desses componentes. Em muitos casos, a limpeza possibilita recuperar algumas características funcionais das válvulas. Já em outras situações, em que o procedimento de limpeza não é suficiente para recuperar as condições do injetor, o mesmo deverá ser substituído.

Os intervalos de inspeção e revisões nas válvulas de injeção, assim como em outros componentes do sistema, devem seguir as orientações do manual do fabricante do veículo.

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O bico injetor é fundamental no sistema de injeção eletrônica para economia e desempenho do veículo.

Também chamado de válvula injetora de combustível, o bico injetor é responsável por pulverizar o combustível de maneira estequiométrica na câmara de combustão. Isso é feito através de pulsos elétricos comandados pelo módulo de injeção (ECU).

Quando o sistema de injeção começa a ter um mau funcionamento, a tendência é que seja um problema no bico injetor. Normalmente, ocorre o entupimento da peça, fazendo com que ele não pulverize corretamente o combustível. Assim, a compressão não fica eficiente, perde a potência e força o motor a gastar mais.

Vejamos abaixo como evitar e / ou corrigir essas falhas:

1. O Filtro de Combustível

O filtro de combustível é o maior responsável por evitar que o bico injetor seja obstruído. Isso porque, como o próprio nome já fiz, a peça tem a função de filtrar o combustível e evitar que as impurezas passem para o bico injetor.

Fazendo a troca periódica do filtro de combustível, evita-se que impurezas passem e mantem o bico injetor limpo e protegido.

2. Validade e Procedência do Combustível

O combustível que utilizamos (álcool ou gasolina) possuem resíduos devido ao transporte e troca de armazenagem. Além disso, eles possuem data de validade.

Quando estão armazenados nas bombas e reservatórios, tem menos contato com o oxigênio e o calor faz a validade cair drasticamente. Em média, podemos dizer que o prazo é de dois meses. Depois desta data, ele se torna mais denso, sendo difícil de ser pulverizado. Assim, pode causar o entupimento parcial do bico injetor.

Outro fato importante é sobre a procedência do combustível. Sabemos que enfrentamos altos preços nas bombas, mas, a economia de hoje pode ser o prejuízo de amanhã. Desconfie de combustíveis com valores abaixo do normal.

3. Fica a Dica

Antes de mais nada, é essencial que o filtro de combustível seja substituído a cada 10 mil km. Evitando assim que a eficiência do filtro seja prejudicada.

Outra dica interessante é para veículos que não são utilizados com muita frequência. Para eles, utilize combustível aditivado, pois, ele tem maior validade que o comum. Além disso, previne que “gomas” de combustível se formem no veículo, diminuindo as chances de ocorrer obstrução do bico injetor.

4. Bico Injetor: Trocar ou Limpar?

Limpeza do bico injetor é um assunto muito polêmico entre clientes e os profissionais do setor. A peça é “autolimpante” e não precisa passar pelo processo. Mas, como é impossível controlar a qualidade do combustível, o motorista corre o risco de abastecer com álcool ou gasolina que contém misturas perigosas. E são esses resíduos que “sujam” o bico injetor e vem a dúvida: limpar ou não?

Especialistas afirmam que o próprio combustível faz a limpeza da parte interna do bico injetor e portanto, não há necessidade de limpa-lo. Mas, quando falamos de bico injetor sujo, entendemos que a sujeira não se acumula dentro, mas fora dela.

O uso decorrente de combustível ruim pode causar problemas na carbonização, tampando os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível. O acúmulo desses resíduos provoca falhas na aceleração do motor. Desse modo, quando isso passa a acontecer, a limpeza do bico injetor se torna necessária.

Por isso, a importância de utilizar combustível de qualidade e procedência deve ser adotada por motoristas que prezam e zelam por seu carro.

5. Como é Feita a Limpeza?

Aqui na Auto Mecânica Dimas & Graciano, o serviço de limpeza de bicos injetores passa por rigorosas etapas.

Primeiro, após a desmontagem, é feita uma limpeza manual nos bicos (um por um), contando com produtos específicos e de procedência.

Em seguida, os bicos são inseridos na máquina ultrassom com produtos genuínos, onde dá-se início a segunda limpeza. Esse processo leva em torno de uma hora, dependendo de cada caso.

Após concluir a limpeza, os bicos são testados de forma eletrônica em todos os giros do motor. Se aprovados, a montagem no veículo será realizada, caso contrário, outra limpeza será necessária.

Em alguns casos, os bicos injetores apresentam falhas, que necessitam assim de substituição da peça.

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R$ ***** // valor médio 2h // tempo estimado
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*** // valor médio *** // tempo estimado
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