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Arrefecimento

SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR

Entenda o que é e como funciona.

O sistema de arrefecimento automotivo tem como simples finalidade controlar a temperatura mínima e máxima do motor.

O arrefecimento é responsável por deixar o motor sempre na temperatura ideal de trabalho, fazendo com que não se tenha uma grande dilatação nas peças de contato e consequentemente uma perda precoce em alguns dos componentes importantes para o motor do carro.

A temperatura exata varia de veículo para veículo, tudo irá depender de seu próprio fabricante, porém, geralmente o motor atinge a temperatura de 90 à 110 graus Celsius. O controle desta temperatura é extremamente importante para que o motor do seu carro tenha um melhor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.

O sistema de arrefecimento automotivo, basicamente é composto por 7 componentes principais, sendo eles:

  • Bomba D’ água.
  • Válvula Termostática.
  • Reservatório.
  • Radiador.
  • Aditivo de Radiador.
  • Sensor de Temperatura.
  • Eletro ventilador.

Abaixo, veremos resumidamente alguns detalhes sobre cada um dos componentes do sistema de arrefecimento citados.

BOMBA D'ÁGUA

A bomba d’água é um componente super importante no arrefecimento, acionada através da correia do motor e sua função principal é fazer com que a água circule no sistema para que seja feita a troca de calor entre a própria água e as peças do motor do carro.

VÁLVULA TERMOSTÁTICA

A válvula termostática, tem como principal função “segurar” a água que já está em contato com o bloco do motor para que a mesma atinja a temperatura perfeita de trabalho. Assim que o motor atingir essa tal temperatura a válvula se abre e permite a passagem de água para o radiador do veículo, criando assim um novo ciclo de resfriamento no motor.

RESERVATÓRIO

O reservatório é o responsável por “armazenar” toda a água/aditivo do sistema de arrefecimento. Nele é possível verificar o nível de água/aditivo de todo o sistema.

É de grande importância abastecê-lo com água e aditivo quando necessário (Quando o marcador estiver no mínimo ou abaixo dele).

ADITIVO DE RADIADOR

Tem como principal função fazer com que a água do carro não ferva e nem congele, fazendo também com que o motor continue com uma faixa adequada de temperatura enquanto está em movimento. Atua para a não oxidação das peças que entrarão em contato com a água do sistema de arrefecimento.

O aditivo pode ser encontrado em 3 formas químicas diferentes, sendo elas: Os compostos por etileno glicol, orgânicos ou sintéticos. O recomendável é seguir sempre o manual do veículo.

RADIADOR

O radiador tem como principal função realizar à troca de calor entre água quente que vem do motor e o “ar frio” que vem da atmosfera. A água passa pelas aletas de alumínio do radiador e conforme o ar de fora do carro entra em contato com essas aletas a água é resfriada. Assim que a água troca calor com o ar ela volta para o ciclo de resfriamento do motor.

SENSOR DE TEMPERATURA

O sensor de temperatura, popularmente conhecido como cebolinha, é o responsável por informar a temperatura do motor/temperatura da água do sistema de arrefecimento, pode levar essa informação tanto para o módulo de comando, sendo a ECU quanto para o próprio painel do veículo.

Funciona através de um termistor interno que varia a sua resistência conforme a temperatura do sistema de arrefecimento muda.

ELETRO VENTILADOR

O eletro ventilador, mais conhecido como “ventoinha”, tem como principal função ventilar o radiador do veículo para que a troca de calor entre a água que passa nas aletas do radiador e o ar atmosférico seja feita de maneira mais rápida e eficaz. Assim quando a água voltar para as galerias do bloco terá um melhor desempenho, resfriando perfeitamente o motor de seu carro e evitando um calor excessivo.

PRINCIPAIS PROBLEMAS E DEFEITOS NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

1. Vazamento de Água / Aditivo.

O vazamento de água e / ou aditivo pode ser causado por mangueiras ressecadas ou furadas, por abraçadeiras mal fixas ou posicionadas ou até mesmo um furo no radiador do veículo.

Para o reparo, é necessário que um profissional realize uma inspeção e, caso necessário a substituição das peças citadas acima. Está com problemas de vazamento de água ou aditivo em seu veículo? Entre em contato conosco através do telefone (16) 3041-7871 ou se preferir, envie uma mensagem para nossos especialistas.

2. Galerias do bloco obstruídas.

As galerias são pequenos espaços existentes dentro do bloco do motor dos veículos automotores. É por aí que a água do sistema de arrefecimento passa para assim resfriar o motor e evitar super aquecimento.

É muito importante manter essas galerias livres e limpas, e para isso, a revisão no sistema deve ser feita sempre por profissionais altamente capacitados.

A substituição de água e aditivo, juntamente com a limpeza do sistema, faz com que as galerias sejam limpas e o líquido possa possa fluir livremente, trocando o máximo de calor com o bloco e mantendo o veículo sempre em perfeito funcionamento.

3. Bomba D'Água inoperante.

Problemas com bomba d’água são mais comuns do que você possa imaginar. Esse defeito pode ser causado por conta da grande quantidade de ferrugem no sistema, ou do enferrujamento da própria bomba.

Esse tipo de problema pode ser evitado ao utilizar aditivos de alta qualidade no sistema de arrefecimento. Com o aditivo no sistema de arrefecimento, diminuem-se as chances de ferrugem deviso a suas composições anti corrosivas.

4. Problemas nas Juntas

A junta do cabeçote fica entre o bloco do motor e sua tampa. Para serem instaladas, é necessário realizar a substituição da junta por conta de deformações em seu material.

Caso o produto seja de má qualidade, ou a instalação foi realizada por uma pessoa que não é especializada, a junta do cabeçote pode acabar obstruindo a passagem de água (galerias) e assim impedir o resfriamento da parte superior do motor.

Caso isso aconteça, e a água / aditivo não consiga passar, o motor pode pode sofrer diversos danos irreparáveis, que podem até ocasionar em perca total.

Está enfrentando algum problema em relação á água com seu veículo? Entre em contato conosco, somos especialistas no assunto. Ligue para (16) 3041-7871, ou se preferir, envie uma mensagem.

5. Nível de Óleo no Motor

Muitos não levam a sério, mas o nível de óleo do motor abaixo do recomendado pode causar sérios danos por falta de resfriamento entre as peças.

No motor em funcionamento, as peças sofrem atrito a todo o tempo, ou seja, peças de diversas formas e tamanhos em contato a todo instante. O óleo, além de lubrificar as peças para que o contato não as danifiquem, tem também o dever sobre a troca de calor com cada um dos componentes, assim, mantendo-os resfriados.

Um nível de óleo abaixo do recomendado, pode também causar quebras e sobreaquecimento do motor.

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